Nome: Plataforma Móvel de Carga Bantha II.

Produção: Ubrikkian.

Afiliação: Cartel Hutt.

Frase: “Um skiff tão fácil de pilotar, até mesmo um droide trabalhador consegue dirigi-lo!” – Propaganda Ubrikkiana.

Skiffs são plataformas multiuso usadas em mundos industriais para levar carregamentos com mais facilidade pelos diferentes ambientes de cada planeta. O modelo mais simples do skiff é uma plataforma aberta com um controlador na sua traseira. Podendo flutuar a mais de 50 metros de altura numa velocidade de 250km/h, o skiff é uma das plataformas mais rápidas já feitas.

Skiffs são usados para carregar materiais pesados das fábricas para depósitos. Eles usam ímãs para carregar tais materiais pesados. Podem carregar mais de 100 toneladas ou até 16 passageiros, se convertidos para transporte de pessoal.

A proliferação dos skiffs foi graças ao fácil manuseio da plataforma. Também é extremamente barato e fácil de obter em grandes números.

Skiffs podem ser modificados com grande facilidade. A modificação mais comum é uma seção fechada da plataforma para proteger passageiros e o piloto. Essa versão de skiff é bastante usada para planetas aquáticos. Já os modelos usados por Jabba em Tatooine possuem ventiladores e resfriadores para os motores não esquentarem ou ficarem cheios de areia.

Skiffs são péssimos para combates. Um tiro de laser pesado é capaz de deixar o veículo paralizado e com grandes chances de ser destruído num segundo tiro. Curvas muito fechadas ou manobras perigosas também podem danificar com facilidade o veículo.

Mesmo com esses problemas, Jabba possuía uma frota dessas plataformas para saques de vilas, proteção de sua barcaça pessoal e até mesmo para combates contra gangues rivais. Esses skiffs possuíam blindagem leve e até canhões lasers. Também tinham uma prancha usada para lançar prisioneiros e inimigos de Jabba contra o Poço de Sarlacc. Porém, tais modificações se mostraram inutéis contra Luke Skywalker e seus aliados.

Fonte: Star Wars – The New Essential Guide to Vehicles & Vessels (livro).

ABOUT THE AUTHOR

Também conhecido como "Grievous". Membro do CJSP e fanático por Star Wars desde criança.