Olá fãs de Star Wars de São Paulo! Aqui quem fala é Thales, administrador da Star Wars Wiki em Português, uma enciclopédia online exclusivamente sobre Star Wars, que se dedica a se tornar a maior fonte de informações da saga em português, seguindo os passos da famosa Wookieepedia. Nós da Star Wars Wiki nos tornamos parceiros do Conselho Jedi São Paulo e, por isso, vou estar postando os nossos melhores artigos, a começar pelos mais relevantes dentro do universo de Star Wars.

O artigo desta semana é o Templo Jedi, que foi a sede da Ordem Jedi desde a conclusão da Grande Guerra Sith até o Grande Purgo Jedi e durante esse tempo foi o lar de seu principal treinamento, facilidades burocráticas e dormitórios. Operado juntamente pela Ordem e pela República Galáctica, o Templo foi selado para todos menos para os Jedi e seus aliados, com muito poucas áreas públicas. O complexo seria abandonado e em grande parte destruído na época da Declaração de uma Nova Ordem, quando a Ordem Jedi foi totalmente derrotada pelo Império Galáctico. Com a ascensão da Aliança Galáctica, o Templo foi reconstruído para os Jedi reformado sob o liderança de Luke Skywalker.

Localizado numa área estrategicamente isolada em Coruscant, o Templo repousava sobre um grande bloco na cidade no recinto do Templo, construído na encosta da Pináculo Sagrado. A estrutura maciça que subiu mais de um quilômetro acima dos telhados circundantes, o Templo tinha a aparência de uma fortaleza, mas foi realmente um lugar de meditação e de suave reflexão. Erguido no auge do Pináculo Sagrado, o Templo foi o centro do Tribunal do Templo e foi acessado principalmente pela Via Processional, uma larga avenida. Cinco torres coroavam a estrutura; quatro torres menores do Conselho Jedi, localizado nas laterais do complexo, em torno de uma torre central mais alta: Tranquilidade. A forma de zigurate do edifício, juntamente com as cinco torres, foi projetado para simbolizar a escalada de um Jedi para a iluminação através da Força.

O Templo podia ser dividido em alas ou quartos para fins administrativos, embora para os Jedi, o Templo era uma entidade unificada e utilizada por quase todos os membros desde a sua concepção até o Grande Purgo Jedi. Cada setor foi coroado pela torre do Conselho, que tinha autoridade sobre as câmaras especificadas no setor do Templo. O setor do noroeste do Templo foi supervisionado pelo Conselho do Primeiro Conhecimento, um corpo que funcionou até a Academia Jedi de Coruscant. Localizada neste setor, a Academia teve a participação de cada membro da Ordem, enquanto a graduação veio em cima de um iniciado de seleção para a formação contínua por um Mestre Jedi. No setor sudoeste, o Alto Conselho Jedi manteve a sua sede e abrigava os escritórios da Jedi Service Corps. O coração diplomático da Ordem, esta área também abrigava muitos centros de treinamento para a prática de combate com sabres de luz, juntamente com a câmara de construção de sabres de luz, onde os Jedi poderiam construir ou reparar seus sabres de luz com a ajuda de um especialista em armas. Embora a maioria do Templo foi restrito aos membros da Ordem, a área nordeste sob o Conselho de Redesignação foi dedicada ao Centro Público. Localizada no setor do sudeste estava a sede administrativa da Ordem, uma área com muitos jardins decorados e escritórios utilizados pelo Conselho da Reconciliação.

Leia o artigo completo »

ABOUT THE AUTHOR

Também conhecido como "Grievous". Membro do CJSP e fanático por Star Wars desde criança.