Existe tanta gente que não gosta do Universo Expandido de Star Wars, ou simplesmente U.E., e já tive várias conversas com as pessoas sobre isso. E mesmo que a Disney vá  mudar tudo isso agora, e algumas obras possam perder sentido, resolvi levantar esse assunto aqui com a gente.

Olha só, teremos filmes Spin-off, a nova trilogia, essa com certeza vai mexer diretamente com algumas obras do U.E.. Já que pelo Universo Expandido, temos histórias que estendem a saga da familia Skywalker para o futuro. O pessoal que curte U.E. está louco para que material deste Universo seja utilizado nos filmes, e quem sabe algo não seja utilizado.

Colocando tudo em um caldeirão, temos um monte de gente que simplesmente não suporta aquilo que não seja da trilogia clássica, ou dos seis filmes (esses já estão odiando a Disney e a nova trilogia). Ou seja, eles odeiam os livros, os jogos, os quadrinhos ou qualquer outra coisa que não tenha vindo diretamente da mão do George Lucas. E simplesmente não se dão a chance de experimentar algo, pelo simples fato de não estarem abertos ao novo, ou não gostarem por alguns motivos. E ainda temos o pessoal que simplesmente desconhece o que seja o Universo Expandido.

Eu escrevi este artigo baseado na minha experiencia com Star Wars ao longo destes anos, e pude ver que existe muito preconceito em relação ao Universo Expandido, ou mesmo desconhecimento, por isso, espero que este artigo ajude você a olhar para Star Wars com outra visão.

1. “Isso não é Star Wars”

Star-Wars-Dark-Empire-Luke-vs-Palpatine-Clone-Dark-Horse-Comics-Trinity-Comics-Review1

 

Esse é a frase mais comum usada por quem não curte o Universo Expandido. E o básico aqui é porque o U.E. é completamente diferente de algo produzido pelo George Lucas (mesmo problema com a Disney agora), ou o que eles acham que deveria ser produzido pelo Lucas, e estamos falando de livros, jogos e quadrinhos.

Eu sinceramente acho essa afirmação muito estranha, já que faz muito tempo que o George Lucas assina ou endossa qualquer coisa de Star Wars. Ele fez com que seja muito fácil se engajar no mundo de Star Wars, e criar conteúdo pra ele, e foi isso que gerou a força da franquia. E tem espaço para muita coisa, como material que faz ligação direta com a saga e considerado canônico ainda, como “The Force Unleashed” ( e diz a lenda que Star Wars 1313 também seria),  bem material que está completamente fora, como “The Old Republic”.

O maior ponto do Universo Expandido é que ele preenche algumas lacunas e faz com que o universo de Star Wars seja real e vivo. Vamos usar de exemplo a Era do Antiga Republica: não estão nos filmes, mas temos ótimos jogos como KOTOR, The Old Republic, livros e quadrinhos. Essas obras são mais “Star Wars” que os próprios filmes, pois eles se engajam no universo de Star Wars e exploram ele além do que simplesmente o plano de Sidius pra dominar a galáxia e o papel dos Skywalkers nisso.

Não estou dizendo que os filmes não são Star Wars, são sim, mas o Universo Expandido me traz a sensação de algo ainda maior, me permitindo experimentar algo ainda mais épico.

2. “Eu não gosto”

Star-Wars-The-Old-Republic-wallpaper1

 

Aqui vai mais opiniões pessoais, alguns não gostam, mas nunca experimentaram, e alguns simplesmente tem preconceito, então não há nada que se possa fazer. Se você não curte, não adianta forçar, nada vai mudar isso. Existem muitas coisas que eu não gosto, e por isso eu respeito quem diz que não gosta.

Sempre que eu falo com alguns que não gostam, eles dizem que é porque tem muito material ruim, mal escrito e caça-niqueis no Universo Expandido. Concordo, mas eu vou dizer que a grande maioria não é assim. Sinceramente, na minha opiniões pessoal, os episódios I, II e III são muito mais chatos que a trilogia de Darth Bane, por exemplo. Adoro esse arco de histórias, aprendi muito sobre o Lado Negro da Força por ali.

O que eu posso dizer aqui, se for possível se livrar de seu preconceito, experimente algumas obras, valem muito a pena.

3. “É idiota”

StarWars4

Star Wars é sobre uma guerra civil com magos espaciais… e como isso pode não parecer “idiota”? Se você for parar para analisar friamente, toda ficção científica então é “idiota”. No olhar dessas pessoas, todas essas histórias de fantasias são ridiculas. É engraçado que a maioria do pessoal que diz isso, são os mesmos que tentam em qualquer filme de ficção, encaixar a razão ali. Mas essa é justamente a graça, é ficção.

Sem contar, se você já entrar pensando negativo em algo que está começando, acredite em mim, não vai dar certo, e atitudes negativas só servem para afundar qualquer um.

 4.  Isso parece “Fan Fiction”

Lightsabers-Darth-Revan-Star-Wars-Knights-Of-The-Old-Republic-Ii-The-Sith-Lords-Darth-Malak-14-

 

Essa é a que eu mais ouço de pessoal que eu converso. E sinceramente, não entendo essa resposta. Então, quer dizer, que porque George Lucas não escreveu pessoalmente cada um dos livros ou jogos, eles passam a ser automaticamente “fan fiction”? Qual é galera, é também colocar George Lucas em um patamar inaceitável.

Se levar essa premissa ao pé da letra, então quer dizer que qualquer história do Batman que não foi escrita pelo Bob Kane e o Bill Finger, é “fan fiction” então. E do Homem-Aranha, se não veio do Stan Lee, nada feito.

Sem contar que também é um preconceito ao “fan fiction”, que também traz materiais excelentes. Pois existem muitos bons escritores, tanto profissionais, como amadores, criando para Star Wars. O Universo Expandido é uma continuação da tradição, algo para continuar a criação da mitologia.

5. Não sei ler em inglês.

6a00e550a9fd7d883401053631b14e970b-800wi

 

Junto com a afirmação anterior, essa é a outra que eu mais ouço. Ou também na sua variação: “Vai sair em Portugues”. Amigos, infelizmente, Star Wars não é produto cultural no Brasil, como é lá fora. E poucas empresas investem na tradução e lançamento de livros e quadrinhos em portugues, pois o retorno é muito baixo.

E nos dias de hoje, não saber uma segunda lingua é considerado um atraso, então una o útil ao agradável, aprenda inglês e de quebra, aproveite para ler alguns livros de Star Wars. Não é fácil no começo, eu admito, mas depois que você pega as manhas das nomenclaturas de naves e veículos, ai sim a leitura fui muito facilmente.

 

Independente disso, só posso dizer uma coisa, de uma chance ao Universo Expandido e você vai se surpreender. Não é tão ruim quanto parece, e eu ainda prometo resgatar um artigo que escrevi a muito tempo atrás, dar uma repaginada nele e mostrar para vocês em um próximo artigo, por onde começar.

ABOUT THE AUTHOR

Mais conhecido como "Quinlan". Fã do Universo Legends, membro atuante do CJSP desde 2005. Pai do Henrique. E completamente apaixonado pela saga.
  • Bela matéria. Parabéns!!!

  • Glecyo Medeiros

    Adorei o texto!
    Tenho muita curiosidade sobre a republica antiga e as historias q ja ouvi sobre os Skywalkers, entao essa materia me empurrou pra ir atras de mais material =)

    • Sergio “Quinlanvos” Lopes

      Que bom que eu ajudei.

  • Andre Bonjorno

    Realmente o UE tem muita coisa boa, as historias da Velha Republica são otimas, vc consegue em algumas puxar conexões com os os filmes e ostras HQs, quanto a ler em inglês também tinha esse problema fiz umas pesquisas e achei isto aliancarebeldesq.blogspot.com.br
    todas as HQs dai são em português.

    • sergio.lopes

      Sim, este é um site interessante, e tem muitos fãs trabalhando para traduzir de maneira independente as obras, e é um trabalho louvável. Mas sob um olhar frio, isso é pirataria, pois estão traduzindo e publicando obras sem o pagamento dos corretos direitos autorais. E quando falo de não ter material em portugues, é material oficial.

      • Andre Bonjorno

        sim, infelizmente, vc tem razão, mas é a unica maneira que temos se publicassem as HQs e os livros em português e fossem vendidos em livraria e bancas ao compraria só original, estou louco para ler a Regra de Dois de Bane, estou até fazendo inglês só pra poder lê-lo

        • sergio.lopes

          Pois é, eu tenho a trilogia do Darth Bane, e o final dela deixa muita coisa a se pensar sobre o lado negro, e principalmente que a Regra dos Dois não era bem regra…

  • Carlos Afonso

    Este artigo está sublime. Concordo plenamente com tudo o que aqui foi dito. Sendo eu super fã de Star Wars já me vi nestas situações todas e não é fácil lidar com certos fãs aos quais eu considero extremistas, fãs este que só aceitam Star Wars da maneira exatamente igual como saiu da primeira vez, tudo o que saiu depois para eles não existe. Pelo julgamento deles nós não apreciamos Star Wars porque tudo o que foi feito depois não presta, no meu ver quem realmente não de Star Wars são eles, pois não querem que mais nada seja feito sobre esta maravilhosa saga. Como fã quanto mais coisas houverem melhor.
    Reconheço que há muita coisa de expanded universe horrível, como por exemplo Star Wars holiday special….meu Deus aquilo é medonho.
    Mas em geral num universo vasto de historias, obviamente que nem tudo vai ser perfeito.
    E para quem ama e n ama Star Wars como eu “May the force be with you…”

    • sergio.lopes

      Obrigado.

  • Márcia Regina Rodrigues Alves

    Muito bom o texto, mas faltou um motivo ai. No meu caso, custo $$$$. Não é que eu não goste do UE. Na verdade, adorei algumas das histórias a que tive acesso. O problema é justamente esse. Acesso ao material. O UE é realmente MUITO expandido e fica complicado comprar todos os livros e comics, na maioria importados.
    P.S.: parecer fan-fiction não pode ser motivo Pra não gostar. Pelo contrário, já li ff’s, tanto de SW, como Star Trek e X Files melhores que livros públicos.

    • sergio.lopes

      Pois é, Marcia, mas é, tem gente que não gosta de fan fiction, por puro preconceito.