A primeira vítima da guerra contra os Yuuzhan Vong, Sernpidal foi também conhecido como o local onde Chewbacca teve sua última luta.

Antes de sua destruição, Sernpidal ficava localizado no setor Dalonbiano na fronteira entre o espaço selvagem e a Orla Exterior. Sua superfície era dominada por poeira e desertos. Porém, seu subterrâneo era rico em água e muitas formas de vida. Quase toda a sua fauna era composta por criaturas tentaculares. Sobreviventes de um mundo vizinho, que fora destruído por uma supernova, colonizaram Sernpidal em 365 ABY chegando a ter uma população de oito milhões de habitantes. Isso fez com que Sernpidal se tornasse o mundo mais habitado do setor e o primeiro grande alvo para os Vongs que estavam planejando uma invasão em toda a galáxia.

Os invasores escolheram Sernpidal para mostrar uma de suas táticas mais devastadoras, o Núcleo Yo’Gand. Os vongs plantaram um parasita perto da capital do planeta e este cresceu ao ponto de mudar a gravidade do mundo e começar a puxar uma das duas luas do mundo. Han Solo fez de tudo para salvar quantos habitantes ele podia dentro da Millennium Falcon, mas Chewbacca acabou ficando para trás e morreu na hora que a lua atingiu o planeta.

A colisão da lua quase fez o planeta se dividir ao meio. Porém, os Vongs ainda não havia terminado com Sernpidal. Usando criaturas aladas, os Vongs construíram uma colônia dessas criaturas para transformar o mundo num planeta-nave para os Yuuzhan Vong criarem mais guerreiros e bestas de guerra.

Mas, o mestre jedi Kyp Durron não queria deixar os Vongs terem essa vantagem na guerra. Kyp teve que mentir para seus colegas da República de que a nave-mundo era uma superarma. Porém, na verdade era uma “fábrica” de escravos. No fim, o ataque republicano foi um sucesso, mas o que restava de Sernpidal fora totalmente destruído.

Fonte: Star Wars – The Essential Atlas (livro).

ABOUT THE AUTHOR

Também conhecido como "Grievous". Membro do CJSP e fanático por Star Wars desde criança.