Canônico – Ryloth é o mundo de origem dos Twi’leks. Por centenas de anos, seus habitantes foram escravizados pelos Hutts.

Durante a Crise Separatista, Ryloth sofreu vários golpes de estado, numa vã tentativa de continuar sendo parte da República. Durante as Guerras Clônicas, Ryloth foi de início invadido pelos separatistas, mas logo libertado pela República.

Durante o período imperial, Ryloth foi ocupado pelo Império e seus habitantes novamente escravizados. Uma poderosa guerrilha acabou surgindo contra a ocupação imperial. No ano 14 ABY, essa guerrilha quase matou o Imperador e seu aprendiz Darth Vader numa ousada emboscada no planeta. Como retaliação, no ano 3 ABY, Ryloth estava sendo destruído por intensos ataques de bombardeiros. Porém, a guerrilha local, junto com agentes da Aliança Rebelde, destruíram a frota imperial que lançava esses pesados ataques. Mas, no ano seguinte, 2 ABY, o Grão-Almirante Thrawn foi despachado para Ryloth e facilmente esmagou a guerrilha local. Seus sobreviventes abandonaram o planeta.

No ano 5 DBY, o Império abandonou sua guarnição no planeta e esta se rendeu para os milicianos locais, que haviam retornado após a Batalha de Endor. Logo, o planeta se juntou ao Senado da Nova República. Mas, seis anos antes da destruição de Hosnian Prime, Ryloth saiu da República e se tornou um mundo independente. Porém, os Twi’leks pediram ajuda um tempo depois para se livrar de um poderoso cartel que ameaçava o governo local. Quando a Primeira Ordem invadiu a galáxia, imediatamente, Ryloth se juntou com a facção da General Leia Organa: A Resistência.

Legends – Ryloth é um mundo de extremos. Desde seus desertos quentes, suas montanhas geladas e suas terras ermas e cheias de animais perigosos, Ryloth é habitada por uma das espécies mais resistentes da galáxia: os Twi’leks.

Boa parte de sua história é parecida com a versão canônica, mas tudo muda no período imperial. No ano 6 DBY, Ryloth foi um elemento essencial no combate contra o vírus Krytos que estava dizimando os seres não-humanos de vários mundos diferentes. Por causa desse vírus, em 24 DBY, Ryloth se separou da República e criou a Aliança da Diversidade, um grupo paramilitar com o intuito de destruir toda a presença humana na galáxia. Porém, por causa da invasão dos Vongs no ano seguinte, Ryloth e seus aliados da Aliança se tornaram neutros durante o conflito e acabaram sendo esquecidos pelo resto da História Galáctica.

Fonte: Star Wars – The Essential Atlas (livro).

ABOUT THE AUTHOR

Também conhecido como "Grievous". Membro do CJSP e fanático por Star Wars desde criança.