Canônico – Durante a Crise Separatista, Ruusan apoiou o movimento de Conde Dooku. Durante as Guerras Clônicas, uma das três luas do planeta era usada pelos separatistas como o esconderijo de uma base secreta de escuta e inteligência comandada pelo General Grievous. A base foi destruída durante uma missão de resgate do droide R2-D2, feita por Anakin Skywalker e sua padawan Ashoka Tano.

Legends – Ignorado e esquecido. Ruusan foi essencial para a reforma da galáxia, após a extinção dos Sith, mas acabou deixado de lado pela República.

Ruusan, um mundo dominado por rios largos e longos, montanhas altas e cheias de florestas. Habitado pelos Bouncers, seres telepáticos e pacíficos que voam de acordo com o vento. Em 2200 ABY, a Guilda Mineradora ocupou Ruusan e começou a extrair minério do mundo. Porém, a extração acabou sendo um fracasso, pois havia muito pouco para extrair. Em 1000 ABY, os únicos colonizadores eram fazendeiros e fugitivos da lei.

Nesse mesmo ano, a Irmandade da Escuridão atraiu o Exército da Luz para uma batalha final em Ruusan na já longa Nova Guerra Sith. Depois de muitas batalhas violentas, ambos os lados ficaram enfraquecidos e o planeta devastado. A luta finalmente chegou ao fim quando o Lorde Sith Kaan usou toda a energia de seus seguidores e destruiu não só a Irmandade como também o Exército da Luz na chamada “bomba do pensamento”. Mas, um Lorde Sith chamado Darth Bane escapou e criaria uma nova ordem sith: A Regra de Dois.

Um cavaleiro jedi sobrevivente pediu ao Senado para construir um monumento em honra de seus compatriotas onde a bomba foi plantada. O local ficou conhecido como o Vale dos Jedi. O Chanceler Supremo Tarsus Valorum deu fim a Nova Guerra Sith com a chamada Reformas de Ruusan, a reconstrução da galáxia após a destruição dos Sith.

Mesmo que o nome dessa reforma ficasse bastante famoso ao longo da História Galáctica, poucos realmente visitaram o planeta. Até mesmo o Vale dos Jedi entrou no esquecimento quando as rotas comerciais de Ruusan ficaram impossíveis de serem usadas por causa de uma supernova e isso deixou o mundo isolado do resto da galáxia. Durante as Guerras Clônicas, os separatistas estabeleceram uma estação de escuta em sua órbita, mas acabou destruída e o planeta voltou ao esquecimento.

Dez anos antes da Batalha de Yavin, um grupo de contrabandistas estabeleceu uma fortaleza chamada “Lugar Nenhum” em Ruusan nas proximidades das ruínas de Olmondo. A fortaleza serviu de refúgio para muitos rebeldes vindos de Sulon. No ano 5 DBY, o jedi negro Jerec conquistou o planeta e começou a surgar toda a Força concentrada no Vale dos Jedi. O agente republicano Kyle Katarn matou Jerec e libertou os espíritos daqueles que estavam presos na “bomba do pensamento”. O Vale dos Jedi acabou virando um ponto de encontro e de concentração para a Nova Ordem Jedi.

Fonte: Star Wars – The Essential Atlas (livro).

ABOUT THE AUTHOR

Também conhecido como "Grievous". Membro do CJSP e fanático por Star Wars desde criança.