O cara é o homem-cosplay. Viveu vários personagens de Star Wars, foi Batman, Predador. Já encarnou até o Japonês da Federal!!! Com vocês, Roberto Moriama.
________________________________________________________________________________

Desde criança eu colecionava máscaras e brincava de personagens. Lembro-me que pegava uma lanterna, jogava talco no ar, apagava a luz do quarto e brincava que estava com um sabre de luz. O legal era que funcionava!

Me lembrei também dos primeiros cosplays que apareceram nos eventos de RPG (o EIRPG), que acontecia no Parque do Ibirapuera. Na Avenida Paulista, num casarão de que não recordo o nome, fiz meu primeiro cosplay, do assassino do filme Pânico. Depois disso montei minha primeira armadura, inspirando numa garota que ia aos eventos de RPG fantasiada. Ela era muito conhecida, o pessoal a chamava de Lalá. Assim nasceu um personagem. Fiz uma armadura de EVA (espuma vinílica acetinada) preto e usei uma máscara do Kiss. Seguindo a  ideia da Lalá, não falava e nunca deixei ninguém ver meu rosto.

Engraçado é que tempos depois, andando por uma área de jogo de RPG num evento, vi minha foto numa planilha de uns garotos e perguntei quem era. Para minha surpresa me disseram que era um cavaleiro negro chamado Next. Nas palavras dos próprios garotos, era “um cavaleiro misterioso que aparecia nos eventos e muita gente gostava dele, mas ninguém sabia quem era”. Na comemoração do centésimo aniversário de J. R. R. Tolkien fui com a armadura, mas queria inovar. Fiz um capacete de EVA e acabei confundido com Sauron. Até ganhei o concurso de fantasia! Nesse dia estava tão quente que passei mal. Tive até queimaduras no rosto por causa do capacete, mas valeu a pena!

Dessa forma nasceu Sauron. Comecei a melhorar a armadura e aos poucos o personagem tomou forma. Estava então trilhado meu caminho de cosplayer e cosmaker. Fiz vários, não parei mais: Predador (primeiro do Brasil), Kroenen (primeiro e único no Brasil), Jin-Roh (primeiro e único no Brasil), Lion Man Branco (primeiro e único no Brasil), o Corvo do Jiraya (primeiro no Brasil), Asuma Sensei, Halo (primeiro no Brasil), Tie Fighter Pilot (primeiro no Brasil), Spectremen (primeiro no Brasil), Batman, personagens de Star Trek, Super Mario, Rocketeer (primeiro no Brasil), Stormtrooper, Shore Trooper (primeiro e único no Brasil), X-Wing Pilot, Marine Trooper, Stealth trooper, Chewbacca, Ewok, Capitão Rex Clonetrooper, Baze Malbus (primeiro e único no Brasil), Swat, Swat Memes, Japonês da Federal, Psy, Homem Sem Cabeça, Lobo Solitário, Samurai, ufa!

Sou conhecido por andar com armaduras no trem e metrô, já peguei ônibus vestido de Batman. São muitas histórias. Uma vez, vestido de Stormtrooper num anfiteatro com alguns amigos, foi solicitado que tirássemos os capacetes. Um rapaz (adulto) deu um pulo e disse: “Tem gente dentro”! Em uma outra situação na Avenida Paulista, estava vestido de Stealth Trooper, munido de uma Minigun. Uma viatura da polícia passa, para repentinamente, e começa a dar ré. Pensei comigo: “Ferrou, vão encanar com a arma”. Foi quando um dos policiais gritou pela janela do carro: “Foto”! Eram policiais fãs de Star Wars.

Mas uma das histórias realmente inesquecíveis é a da minha primeira vez de Stormtrooper na Jedicon. Não bastasse um traje, levei na bolsa também o de Tie Pilot. Vendo isso meu amigo Eduardo Canha não hesitou: pediu para que me chamassem no palco para contar como era ser um cosplayer que vai para o evento vestido desde que sai de casa. Isso marcou muito.

Enfim, são muitas histórias, e termino com uma um tanto bizarra. Estava em Orlando, no Universal Studios, com uma camiseta que simulava a armadura do Darth Vader e um capacete do mesmo personagem com orelhas do Mickey. Na hora de entrar no parque um segurança quis tirar foto comigo. Aquilo foi à gota d’água: até sem cosplay, em Orlando, querem tirar fotos comigo! Kkkkkkkkkkk!
________________________________________________________________________________

Quer contar sua experiência como cosplayer? Escreve pra gente no endereço conteudo@conselhosp.com.br, e não esqueça de mandar fotos de boa qualidade! Até a semana que vem!

ABOUT THE AUTHOR

Curador cultural especializado no segmento nerd. Coordenou o projeto Geek.Etc.Br na Livraria Cultura entre 2012 e 2016, e atualmente é consultor na V&F Consultoria e Eventos. É editor do site Hipertextos, e estreou como roteirista de quadrinhos no final de 2016, no projeto Pátria Armada - Visões de Guerra. Presidiu o Conselho Jedi São Paulo, em curtíssima temporada, em 2001, e hoje faz a gestão de conteúdo do grupo.