Por Igor Oliveira / Imagens de Claudio Estrada Jr., Hellen e Raul Maia /

Ontem à tarde, na FNAC da Avenida Paulista, estreamos nosso calendário de encontros do Conselho Jedi São Paulo, e dizer que estamos felizes com certeza é pouco. Receptividade, qualidade das atividades, interação do público, tudo de altíssimo nível. Já não vemos a hora de nos encontrar de novo. Para quem não esteve conosco, e até pra quem esteve e quer recordar o momento, conto a seguir como foi. Bora lá?

Notícias quentes com quem está por dentro do universo de Star Wars

Começamos às 15h com um bate papo conduzido pelo nosso presidente, Marcelo Chewie, com o Marcelo Cruz, do Jedicenter, e o Theo Guimarães, da Sociedade Jedi, dois dos melhores sites de notícias sobre a saga, e parceiros queridos do CJSP. Os caras estão mesmo por dentro de tudo que acontece, e não perdem uma linha do que sai na imprensa nacional e internacional. Entre os assuntos falou-se muito do título do Episódio VIII (The Last Jedi), recém anunciado, com direito a especulações até sobre o filme do jovem Han Solo, tudo com muita participação da galera que estava na plateia. Vale muito gastar um tempo nos sites do Theo e do Marcelo pra ficar por dentro do que acontece no universo da saga.

Nossa homenagem à maior princesa de todas as galáxias

Conforme tínhamos anunciado, esse primeiro encontro do ano seria uma homenagem à atriz Carrie Fisher, que faleceu no último 27 de dezembro. O conteúdo preparado pela Maia Lomelino, da nossa equipe de apoio, sintetizou perfeitamente os momentos de Carrie como a eterna Princesa Leia e a vida conturbada da atriz. Difícil não se emocionar. Em breve disponibilizaremos esse material nos nossos canais, fiquem tranquilos.

Em seguida tivemos um momento que, sem exageros, foi um dos mais bacanas de todos os encontros que já realizamos: quatro mulheres que trabalham diretamente com Star Wars no Brasil num papo sensacional sobre a influência de Carrie Fisher/Princesa Leia na cultura pop, passando pelas princesas da Disney, preconceito e tolerância, redes sociais, enfim, um verdadeiro presente para quem estava conosco. Agradecemos imensamente a presença da Anna Freitas (Jedicenter/CJSP), da Bárbara Prince (Editora Aleph), da Carol Pimentel (Editora Panini) e da Paloma Muneratto (Cinecolor/Disney DVDs-Blu-Rays).

Pra fechar a homenagem tivemos fotos com as cosplayers da Princesa Leia que estavam presentes, entre elas a Yasmin Pantazis e a Ana Hernandez. Podem deixar que vamos descobrir o nome das outras meninas que estão nas fotos e atualizamos aqui. Mesmo que o dia fosse especialmente de Leia, o Gustavo Nogueira também pintou por lá com uma caracterização muito boa de Kylo Ren.

 

Pra encerrar, quem é que não gosta de um bom quiz?

Nosso tradicional quiz encerrou o encontro. Com prêmios de primeira oferecidos pela Editora Aleph, a Cinecolor/Disney e a Hasbro, o pessoal fritou um pouquinho os miolos pra faturar os livros, colecionáveis, blu-rays e pôsteres. Agradecemos sempre nossos parceiros que apoiam as atividades do CJSP. Com prêmios tão cobiçados as perguntas do quiz tem que estar à altura, e o pessoal está vendo que tem que se preparar cada vez mais para acertar as respostas nos próximos encontros.

Enfim, estamos muito felizes e agradecemos a presença de todos, a participação dos nossos parceiros e à FNAC pelo espaço e o cuidado com nossa equipe e convidados. Estamos ansiosos para o próximo encontro! Fiquem ligados. Em breve anunciaremos a data. Até lá!

 

ABOUT THE AUTHOR

Curador cultural especializado no segmento nerd. Coordenou o projeto Geek.Etc.Br na Livraria Cultura entre 2012 e 2016, e atualmente é consultor na V&F Consultoria e Eventos. É editor do site Hipertextos, e estreou como roteirista de quadrinhos no final de 2016, no projeto Pátria Armada - Visões de Guerra. Presidiu o Conselho Jedi São Paulo, em curtíssima temporada, em 2001, e hoje faz a gestão de conteúdo do grupo.