Este ano contamos com uma parceria muito especial para a cobertura da Jedicon. Os alunos dos cursos de audiovisual e jornalismo da Fapcom trabalharam conosco, registrando o evento. Dessa forma eles nos ajudaram a ter mais detalhes e depoimentos do público presente, e a atividade contribuiu para créditos junto à faculdade, para ajudá-los a se formarem. Ficamos muito felizes com a parceria, e hoje publicamos o segundo material registrado.
________________________________________________________

Cobertura Jedicon 2017

por Gianlucca Gattai / fotos de Gustavo Torreti

No sábado, 21/10, ocorreu a épica e inesquecível 18° edição da Jedicon São Paulo. Vem com a gente relembrar o que ocorreu nesse extraordinário dia!!

Antes de ocorrer a abertura oficial do evento, no auditório, foi transmitido um vídeo, feito pelo CJSP, em que as palavras Coragem, Amizade, Amor, Dedicação e Saudade foram alternadas por diversas cenas com a atriz Carrie Fisher, nossa eterna e amada Princesa Leia. Coincidência ou não, essa edição da Jedicon ocorreu no mesmo dia em que Carrie Fisher completaria 61 anos de vida, boa parte dela dedicada ao cinema.

Ao fim do vídeo, as portas foram abertas para o presidente do Conselho Jedi de São Paulo, Marcelo “Chewie”, entrar em ação para dar as boas vindas à galera e anunciar as novidades dessa edição do evento, como a parceria com Luke Ross, quadrinista das HQs de Star Wars da Marvel, responsável pela arte que compôs tanto a camiseta oficial quanto o pôster exclusivo do evento. 

Encerrando a abertura oficial, quem ficou no auditório assistiu diversos painéis tanto de apresentações quanto de debates. O Blades Saber Team que trouxe a apresentação Holocrons Dawn; a Banda Marcial de Cubatão fez mais uma apresentação emocionante; um bate papo em homenagem a Carrie Fisher, com o pessoal do site Ao Sugo, foi outro destaque. Também foi tema de painel os 40 anos de Star Wars, e com certeza o ponto principal no auditório foi o concurso de Cosplays, que neste ano estavam de deixar qualquer um de boca aberta. Sem dúvida este ano foi o melhor ano de Cosplays da Jedicon.

E a disputa para chegar a um vencedor foi acirrada. Havia uma variedade imensamente absurda de cosplays de personagens que iam de Uma Nova Esperança até chegar ao mais novo filme da franquia, Rogue One. Do lado dos vilões, Capitã Phasma foi a vencedora e do lado da Força, Luke montado em um Tauntaun. Pelo voto popular, no entanto, o grande vencedor foi um cosplay de Chirrut, de Rogue One, que levou a galera ao delírio, sendo ovacionado por todo o auditório ao proclamar a frase “I’m one with the Force, the Force is with me”.

Mas, como vocês sabem, a Jedicon não se resume ao conteúdo apresentado no auditório. Tinha um andar dedicado a jogadores do card game Star Wars Destiny e fã clubes, como, o 501st, um fã clube composto apenas por cosplayers dos vilões da saga. Em um outro andar, a exposição da lindíssima Millenium Falcon do Paulo Sérgio de Moraes chamava a atenção de quem chegava. Duvido que alguém não tenha parado para tirar uma foto dessa obra prima. No mesmo andar, além da nave mais rápida da galáxia, foi montado um mini auditório, onde ocorreram discussões sobre o futuro da série e as apresentações musicais do Caio Gaona, o Geek Batera, com direito a Darth Vader tocando uma guitarra pela qual saiam fogos de artifício. Simplesmente épico!

Mesmo não podendo levar a magnífica Millenium Fallcon para casa, ainda teve um jeito de gastarmos nossas finanças, e esse jeito era gastar nos stands espalhados pelo piso principal e pelos outros pisos, mas o piso com a maior concentração de pessoas era o da entrada,  onde estavam concentrados os stands, com produtos que iam de livros às incríveis réplicas da Greeblies – Props & Cosplay.

E esse inesquecível dia se encerrou com a banda The Screeners, que fez uma apresentação fenomenal que deixou todos com um gosto de quero mais. Muitos dos presentes no evento, seja homem ou mulher, criança ou adolescente, poderiam tranquilamente encarar um segundo dia de evento. 

Que venha logo 2018! E que a Força esteja com vocês.

ABOUT THE AUTHOR

Curador cultural especializado no segmento nerd. Coordenou o projeto Geek.Etc.Br na Livraria Cultura entre 2012 e 2016, e atualmente é consultor na V&F Consultoria e Eventos. É editor do site Hipertextos, e estreou como roteirista de quadrinhos no final de 2016, no projeto Pátria Armada - Visões de Guerra. Presidiu o Conselho Jedi São Paulo, em curtíssima temporada, em 2001, e hoje faz a gestão de conteúdo do grupo.
  • Fatima Gattai

    Achei ótimo a argumentação do Gianlucca, a qual foi muito esclarecedora quanto ao evento.
    Parabéns!
    E como foi dito: Que venha 2018!!