/ por Anna Gabriela Freitas / 

A cada novidade que sai de Star Wars: The Last Jedi ficamos mais ansiosos para sua estreia em dezembro. Rey é filha de Luke? Leia se encontrará com Kylo Ren? Luke treinará Rey para se tornar um jedi? Entretanto, não é nenhuma dessas perguntas que nos deixa mais curiosos, mas sim um personagem em especial que está chamando a atenção. Não, não é Snoke. É a espécie alienígena porg.

Em entrevista ao site starwars.com, Pablo Hidalgo comenta um pouco mais sobre estas criaturas que mal conhecemos, mas já consideramos pacas. Foi como amor à primeira vista, pois assim que vimos essas pequenas criaturas fofas no vídeo passado na D23, sobre o Episódio VIII, já ficamos com vontade de descobrir mais sobre elas. Onde vivem? Do que se alimentam? Já tem bonecos pra comprar?

Puffins, ou papagaios do mar

Abaixo, a entrevista de Pablo na íntegra, para descobrirmos mais sobre estas criaturas:

StarWars.com: Pablo, neste momento só o que sabemos é que essas criaturas são chamadas de porgs. O que mais você pode nos contar sobre eles e que não fará Rian Johnson apagar nosso website?

Pablo Hidalgo: Porgs são nativos de Ahch-To e podem ser encontrados ao redor dos penhascos da ilha na qual Luke e Rey estão. Em vários sentidos, eles são os puffins (também conhecidos por papagaios do mar) de Star Wars. Fazem ninhos, podem voar, e seus filhotes são chamados de porglets.

StarWars.com: Com base em sua aparência, podemos presumir que os porgs são amigáveis?

Pablo Hidalgo: Levando em consideração que a ilha raramente tem visitantes, sua curiosidade supera qualquer timidez que eles possam ter.

StarWars.com: De onde veio esse nome?

Pablo Hidalgo: Você precisará perguntar ao Rian. Ele veio com este nome e com a ideia de que porgs nasceram de ovos.

StarWars.com: No vídeo de behind-the-scenes apresentado na D23, vemos que os porgs (ou pelo menos um deles) foram criados sem uso de tecnologia, ou seja, sem CG (computação gráfica).

Pablo Hidalgo: Os porgs aparecem com uma variedade de efeitos, na verdade, dependendo da necessidade. Às vezes são bonecos, às vezes CG.

StarWars.com: Vimos artes de fãs no Twitter no mesmo dia em que os porgs foram revelados. Eles se conectaram instantaneamente com as criaturas. O que você acha que causou isso?

Pablo Hidalgo: Desde O Retorno de Jedi, a ideia de que uma espécie animal inteira vive no meio da trama do filme é um motivo bem razoável para chamar a atenção e curiosidade dos fãs. Além disso, porgs são fofos. Você se apaixona por aqueles olhos. Acredito que muita pessoas vão querer um porg como animal de estimação.
______________________________________________________________________________________

Ficou com vonta de de ter um porg? Os brinquedos licenciados da Disney surgirão em breve e – assim esperamos – um porg de pelúcia estará mais perto do que se imagina!

Conte pra gente o que acha dessas criaturinhas nos comentários, e que a Força esteja com vocês!

ABOUT THE AUTHOR

Curador cultural especializado no segmento nerd. Coordenou o projeto Geek.Etc.Br na Livraria Cultura entre 2012 e 2016, e atualmente é consultor na V&F Consultoria e Eventos. É editor do site Hipertextos, e estreou como roteirista de quadrinhos no final de 2016, no projeto Pátria Armada - Visões de Guerra. Presidiu o Conselho Jedi São Paulo, em curtíssima temporada, em 2001, e hoje faz a gestão de conteúdo do grupo.